domingo, 16 de agosto de 2009

FinePix - Fotos em 3D

Quando achamos que estamos chegando no limite de resolução e qualidade fotográfica, com toda a tecnologia atual utilizada nos equipamentos fotográficos e não sabíamos mais o que poderia ser feito para apimentar o mercado da fotografia digital, eis que surge a FinePix REAL 3D W1 trazendo, além do 2D, a possibilidade de gravar e fotografar em 3D. Quem foi na PhotoImage Brazil 2009 pôde conhecer de perto esta novidade da Fujifilm.

A câmera vem equipada com 2 lentes Fujinon e 2 CCDs , utilizando a tecnologia de alinhamento de lentes de alta precisão, sendo capaz de tirar 2 fotos simultâneamente de diferentes ângulos, gravá-la no formato MP (multi-picture), o que nos dá a impressão de que a foto está em 3D. Possui um processador 3D RP (Real Photo) capaz de efetuar o processamento simultâneo das imagens capturadas para efetuar tratamento de foco, brilho, tonalidade de cor e então mesclar as 2 imagens em um único arquivo 3D.

A câmera utiliza o formato MP (Multi-Picture), padronizado pela CIPA (Camera & Imaging Products Association), o qual possibilita a armazenagem das duas imagens fotografadas simultaneamente pela FinePix em um único arquivo e, para gravar vídeos, a câmera utiliza a tecnologia 3D-AVI. É possível visualizar estes formatos no LCD 3D da própria câmera, no monitor LCD de 8" FinePix Real 3D V1, e no FinePix Viewer. Este último, trata-se de um software da Fuji, o qual vem junto com a FinePix 3D, para ser instalado em um computador, possibilitando a visualização e exportação das imagens para o formato JPEG ou AVI, ambos são formatos em 2D, possibilitando a impressão ou visualização em dispositivos que não possuem a tecnologia de visualização/impressão em três dimensões.

Uma outra possibilidade interessante é o modo de fotografia 3D individual. Ao tirar a primeira foto, a câmera exibe no monitor a imagem fotografada em modo semi-transparente para lhe ajudar no alinhamento da segunda imagem. Uma vez tirada a segunda imagem, a câmera junta as duas imagens em apenas 1 arquivo.

Como se isso não bastasse, você ainda pode fotografar no modo 2D simultaneamente, mas com uma diferença: utilizando dois recursos diferentes. Enquanto uma das lentes capta a imagem no modo padrão (cor), a outra lente capta a mesma imagem em preto e branco. Um outro exemplo é que em uma das lentes você pode trabalhar com zoom (tele), enquanto na outra lente você trabalha com a foto sem zoom (wide).

com e sem zoom simultaneamente utilizando os dois conjuntos de lentes e sensores da câmera no modo 2D.

A câmera possui um display lcd 3D de 2.8", zoom óptico 3x, zoom digital de 5.7x (em modo 2D), resolução de 10MP nos dois conjuntos de lentes/sensores, macro de 8cm (apenas 2D), transmissor infra-vermelho, ISO 100-1600, controle de abertura e tempo de exposição, valocidade de até 1/1000seg, modo de foto contínuo com velocidade de até 3 fotos por segundo, grava vídeos em VGA (2D ou 3D), um slot para cartão de memória SDHC. 13 opções de cena (Natural Light, Natural Light & with Flash, Portrait, Landscape, Sport, Night, Night (Tripod), Sunset, Snow, Beach, Underwater, Party, Anti Blur), entre outros.

Observação: a câmera Ricoh CX1 foi a primeira a gravar no formato MP, porém ela não funciona como a FinePix 3D, gravando 2 imagens de ângulos diferentes. A Ricoh CX1 utiliza este formato apenas para o modo de foto contínuo na velocidade de 120 frames por segundo no tamanho 640x480 pixels. Isto é útil em esportes, onde você pode tirar várias fotos por segundo e escolher a melhor imagem, como por exemplo, o momento certo em que um tenista rebate uma bola de tênis. Mas não se esqueça, o tamanho 640x480 já não é tão bom para impressões no tamanho 10x15cm (padrão), por ser obrigado a interpolar a imagem (ampliar).



Links Relacionados

- Leia tudo sobre a FinePix 3D W1 no site da Fuji
- FinePix Real 3D V1
- Formato MP - Visão Geral
- Formato MP - Para programadores